Quem somos
O Núcleo de Genética Humana e Molecular (NGHM) pertence ao Departamento de Ciências Biológicas/Centro se Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e tem por missão realizar a formação científica de excelência dos alunos de Iniciação Científica/Mestrado/Doutorado/Pós-Doutorado e priorizar os projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão que solucionem questões práticas relacionadas à saúde na área de Genética Humana, assim como integrar universidade e sociedade, através de serviços multidisciplinares disponibilizados a todos e prezando por uma tradução do conhecimento científico complexo para uma linguagem simplificada que alcance toda a sociedade.
O NGHM é um conjunto de laboratórios multiusuários dedicados à pesquisa em Genética Humana e Molecular. Derivado do antigo SAG (Serviço de Aconselhamento Genético), os seus quase 30 anos de existência possibilitou a publicação de diversos artigos científicos, além de projetos de extensão, dissertações de mestrado e doutorado e monografias de graduação. A divulgação da ciência é essencial para mostrar à população que os impostos investidos em pesquisa, ensino e extensão estão sendo utilizados com competência e seriedade. Mostrar a produção de conhecimento que está sendo feita dentro do NGHM, por meio de vídeos, podcasts, redes sociais etc. aproxima a população da comunidade científica, que passa a entender a verdadeira importância de se investirem pesquisa. O nosso objetivo é justamente diminuir a barreira que existe entre a sociedade e a comunidade acadêmica por meio da divulgação de uma ciência acessível que atinja indivíduos dediferentes níveis de escolaridade de forma igualitária.
Missão
Contribuir para o avanço no desenvolvimento científico na área de Genética e formar recursos humanos: profissionais de excelência em Genética, tanto em nível de graduação como de pós-graduação, que venham a atuar no setor público e privado, no ensino, pesquisa ou prestação de serviços em Genética; e atuar na divulgação e a popularização científica a fim de evidenciar a relevância das linhas de pesquisa desenvolvidas no Núcleo de Genética Humana e Molecular (NGHM), para com toda a Comunidade Interna e Externa da Universidade Federal do Espírito Santo, a fim de integrar universidade e sociedade, através de ações multidisciplinares disponibilizadas virtualmente a todos.
Visão
O NGHM visa ser referência nacional em suas áreas de atuação bem como na divulgação e popularização da Ciência, especificamente na área da Genética, promovendo cuidados e comportamentos que visem não só a prevenção de doenças, mas o bem-estar da comunidade em geral e contribuir para aumentar a visibilidade da UFES como universidade pública de grande impacto para a sociedade e de grande valia para o desenvolvimento científico, tecnológico e educacional da sociedade capixaba, em consonância com a temática da divulgação científica que aproxima a sociedade e a universidade.
Vínculo com o Programa de Pós Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC)
Todos os docentes afiliados ao Núcleo de Genética Humana e Molecular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) mantêm vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC) da referida instituição, desempenhando funções de orientação de pesquisa tanto no âmbito do mestrado quanto no doutorado em Biotecnologia. No momento presente, a direção do PPGBIOTEC é exercida pela professora e doutora Flávia de Paula.
O PPGBIOTEC tem por objetivo primordial a formação de profissionais altamente qualificados, dotados de sólida formação científica e simultaneamente interessados no avanço tecnológico, promovendo iniciativas empreendedoras e voltadas à Propriedade Intelectual. Em sua atuação, o programa visa o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos biotecnológicos, inclusive a transferência de tecnologia para os setores produtivos nas esferas da Biotecnologia voltada ao Agronegócio e à Saúde.
Além disso, a biotecnologia abarca a utilização de processos microbiológicos, organismos vivos e biossistemas para a elaboração de novos métodos e produtos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida humana.
O programa de pós-graduação em Biotecnologia já certificou 225 mestres e 43 doutores e contando atualmente com 64 discentes regularmente matriculados, dos quais 29 estão matriculados no mestrado e 35 no doutorado.